domingo, 10 de abril de 2011

Vantagens e Desvantagens.




Viver em outro país pode parecer comum hoje em dia, a economia do Brasil cresce a cada dia proporcionando melhores oportunidades de escolha, os pais sempre estão preocupados em elevar o nível de educação dos seus mimados filhos e parece até mesmo ser descolado passar alguns anos longe de casa, falando uma língua estranha e postando fotos interessantes no facebook.

Mas, tomando como referência a minha experiência, as coisas não são exatamente assim.

Existem as vantagens e desvantagens. Para que exista realmente alguma vantagem é preciso estar onde se escolheu estar, por algum motivo, no meu caso, estudar em uma Universidade Federal, reconhecida mundialmente. Sim, é grandioso, mas a Uba é o reflexo de uma universidade pública que realmente é para o público, as estruturas mostram uma universidade de terceiro mundo, salas lotadas, pessoas sentadas no chão e com alimentos e água dentro de suas mochilas, pelas paredes só é possível ver as posições políticas e os inúmeros partidos políticos universitários. Se me perguntarem se exite um bebedouro, lhes respondo que não há, muito menos uma sala com computadores. É uma desvantagem!

A vantagem, é que os professores explicam com paixão e com propriedade as maravilhas da cultura latinoamericana, eles citam vorazmente as referências que mais estudamos por curiosidade e por amor, eles analisam ou ao menos tentam analisar as dificuldades de uma sala de aula com mais de 200 alunos, interessados e angustiados por aprender e ler textos de uma forma qualificada.

Volto pra casa de metrô, todos os dias sozinha, ou menos tentando ficar sozinha.
Danilo e Thales são as pessoas que consigo involuntáriamente ficar perto por mais tempo. Quando se vive em um lugar estranho, a vantagem é saber lidar consigo mesmo a maior parte do tempo e não precisar de muitas novidades e pessoas novas, e a desvantagem é viver diariamente também com a saudade e a sensação que você poderia ter passado e aproveitado melhor o tempo com aquelas pessoas que estão lá.

Tento todos os dias entender os duelos entre as vantagens e desvantagens de viver em Buenos Aires, como dois personagens nos contos fantásticos de Borges, como duas teorias distintas num texto sobre Formalismo Russo, como dois sentimentos que vivem se debatendo dentro da Monique.

Se hoje existe algo realmente vantajoso em estar longe dos poucos que ainda amo,a vantagem esta na minha mesa de estudos, que compartilho hoje com vocês a humilde imagem. Desvantajoso é saber que cada vez que sento ali, estudo, traduzo, releio, refaço, sou uma Monique diferente, e a desvantagem é que alguns não possam entender isso.

Pais e mães, amigos e amigas viver em Buenos Aires é como viver em qualquer outro lugar, nós é que deixamos as ruas mais interessantes ou não, nós é que aproveitamos ou não, nós é que aprendemos ou não, nós que vemos vantagens ou não.

A experiência de viver em outro país proporciona que o individuo possa entender a si mesmo e o mundo de uma forma mais madura, vendo ou não vantagens e desvantagens. O importante é, estar aqui ou em qualquer outro lugar por si mesmo, e não por ser uma viagem bacana para o exterior.

Dedico minhas palavras ao Thales e a sua primeira aula de Gastronomia e também dedico minhas palavras ao Professor Danilo que cada semana tem mais alunos argentinos.

És nosotros.

Texto por Monique Lemos, mestranda em literatura pela Universidade Federal de Buenos Aires.

2 comentários:

  1. muito bonito vc racionalizando os fatos pra se colocar aí. o glamour de estar fora do país é obviamente efêmero, como qualquer glamour. e a beleza de viver o novo lugar olhando antes pra dentro, ou para a mesa de estudos, faz as fotos bacanas do face book ficarem muito mais bacanas! parabéns pelo texto, pequena.

    ResponderExcluir
  2. Querida, adorei o texto. Realmente existem vantagens e desvantagens e você soube sinalizar isto muito bem. Melhor que as vantagens ainda sejam maiores pra dar pra suportar a saudade.
    Sou fã de vocês.Beijo grande!

    ResponderExcluir