terça-feira, 5 de abril de 2011

Un domingo con Nosotros

“Pobre é o diabo e nós odiamos a ostentação”.

Começamos a divagar sobre nosso domingo parafraseando um ídolo em comum. Domingo é o nosso dia internacional de pensarmos como ricos. Para isso sempre neste dia acordamos o Thales mais cedo que o de costume (por volta das 11h), nem olhamos para janela porque o clima não tem poder sobre nossa devoção ao dia sagrado e, como uma família mineira feliz que esperou o ano todo pra
chegar à tão sonhada viagem pra Ubatuba, Cabo Frio ou Guarapari (dependendo da altura de Minas que a pessoa for), juntamos nossos protetores solares e vamos ao Burger King.

Na fila (cada um em uma pra utilizarmos a daquele que chegar primeiro) a indecisão só acaba quando chega a nossa vez e, pressionados pelos companheiros que estão atrás e pelo atendente que nunca está sorrindo, pedimos sempre as mesmas coisas.

De lá, munidos de casquinhas, caminhamos até a tradicional e popular feira de San Telmo, a Benedito Calixto de Buenos Aires, com turistas, bêbados e artistas (avulsos, 2 em 1, 3 em 1), muita comida boa e algumas ruins também, além das antiguidades e dos artesanatos.

Mas, como alegria de pobre dura pouco, o nosso glamour desce guela abaixo junto com os lanches do Burger King e a nossa ida à praça nada mais é do que um passeio digestivo. Perguntamos preços de tudo mas não levamos nada, quando se chega em Buenos Aires cheio de reais nos bolsos é uma maravilha: temos a sensação de estarmos ricos ( sensação que passa como dor de
cabeça após uma dose de dipirona, pois os argentinos pensam em dólares e vendem em dólares, coisa nada acessível a estudantes brasileiros, o que é uma m*~?&%# vilha).

Mas voltando ao tema inspirador do post, aqui em casa criamos esse dia juntos, comemos juntos, sabemos mais da infância e família de cada um, andando pela rua descobrimos como um e outro se interagem com as novidades portenhas e o mais incrível, a cada domingo, parece que o próximo é mais desejado e esperado.

Deixando os sentimentalismos de lado, a Feira de San Telmo é organizada na Calle Defensa, uma longa rua que termina na Praça Dorrego onde os materiais antigos se concentram em maior número. Ao longo dessa caminhada, temos músicos, inclusive brasileiros, que fazem a alegria dos gringão que, com suas câmeras supermegapower, sacam fotos e vídeos com aquelas caras brancas avermelhadas de sol, nitidamente não entendendo nada do que se passa, mas achando tudo bem “latinoamericano caliente”.

Danilo procura as imagens, Monique roupas e livros, Thales comidas e água com gás, mas todos com curiosidade sincera e nostalgia focada naqueles que gostaríamos que estivessem juntos na caminhada dominical, e que de certa forma estão:

mães, pais, irmãos, cachorros, namorados sérios e não sérios, amigos, não mais amigos ...

Enfim, como diria um amigo comunista, vivendo a doença do domingo da melhor maneira. 


E antes de terminar, eu, Danilo, empunho a pena, só, para redigir meus pedidos de desculpas por uma grande falha. Monique foi responsável pela captação de algumas imagens do vídeo e eu, bisonhamente, só me dei conta com a edição feita. Fica aqui o merecido crédito. Imagens: Danilo Santo e Monique Lemos.


E o texto também foi escrito por DANILO E MONIQUE. (O Thales está se preparando psicologicamente para seu post. Se em cinco anos ele não conseguir falar sobre a empanada, ele estará automaticamente deletado do blog)

5 comentários:

  1. "é fácil, é só pão... hamburguequeijohamburgue queijohamburguequeijohamburgue" ! como diria henely, o queeeeeeee???? kkkkk
    schuschus, texto tá muito divertido. obrigada danilo e monique. a saudade aumenta mas acaba sendo dum jeito gostoso, risonho.. thalito, mailokoqueakeiskramuitoloko, vc é uma figura muito divertida, quero só ver como estarão seus drinks qdo voltar praih. danilo, pára de querer dar dor no coração do menino! rs. monique, vc ficou linda com o primeiro chapeu! sim, ele é enorme, e sim, vc é pequenina, mas ficou linda. danilo, larga mão de chapeu de pagodeiro. rs beijos, cuidem-se bem e estejam com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ai Danilo, da dor no coracao...
    Depois de um ano e varios dias senti vcs pertinho de novo. Nao sei mais se quero vcs na India, em Paris, em Londres comigo ou me mudar pra Buenos Aires.
    A saudade aperta aqui no peito igual a falta de dinheiro no bolso do thales.
    Boa semana, alias desejo so uma bela quarta-feira!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, de grande talento. Bjs

    Zeye

    ResponderExcluir
  4. Eu amo vocês e morro de saudades!

    Thales continua o mesmo, rs.

    Beijo da Maria!

    ResponderExcluir
  5. E galera, representa ai. Ta legal o blog.

    Saudades dos tres.

    ResponderExcluir